PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO
DE CAPACITAÇÃO ROTÁRIA (PRODECAR)

BIBLIOTECA BÁSICA

1. Manual de Procedimento 2016 - Guia de referência sobre as normas do Rotary®
O propósito do Manual de Procedimento é ajudar líderes rotários a compreenderem o funcionamento do Rotary e conhecerem as normas e procedimentos mais relevantes à suas funções.
Clique aqui para baixá-lo em pdf (900 KB)

2. Diretório Oficial do RI ( Em Inglês: RI Official Directory) 2016-17
A versão completa do Official Directory é formada por quatro seções:
1. Uma seção preliminar, onde estão o conteúdo, dados de administradores, comissões e ex-administradores do RI, e informações gerais.
2. Um índice dos clubes/cidades para ajudá-lo a localizar os Rotary Clubs.
3. Uma seção sobre os distritos com informações sobre seus Rotary Clubs.
4. Uma seção com os nomes dos fornecedores autorizados a vender produtos com o emblema do Rotary.
Clique aqui para baixá-lo em pdf ( 12,8 MB)

3. Guia do Rotary Club de Piracicaba-Cidade Alta 2016-17
Informações e dados sobre Rotary, RI, Governadoria, Coordenadoria, Conselho Diretor, Comissões e associados do clube
Clique aqui para baixá-lo em doc( 1,3 MB)

4. Manuais das Comissões do Clube

Clique sobre a imagem para baixar o manual (pdf)

5. Meu Caminho para Rotary
Livro autobiográfico escrito por Paul Harris  em 1945. Descreve sua infância, juventude, vida profissional como advogado e cidadão do mundo. Dedica quatro capítulos sobre a concepção do Rotary, primeiros passos, expansão e consolidação a nível mundial. O livro foi traduzido para o Português e publicado no Brasil em 1990.
Clique aqui para baixá-lo em pdf ( 750 KB).6. Honrando nosso Passado: as Palavras e a Sabedoria de Paul Harris
Livro de pensamentos de Paul Harris prefaciado pelo Presidente do RI 1966-67, Luis Vicente Giay, que destaca na apresentação: "Sem dúvida este livro permanecerá por muito tempo em todas as bibliotecas rotárias, uma vez que é ferramenta ideal para palestrantes e editores de boletins do Rotary. No entanto, acredito que seu maior valor será o de servir de guia e inspiração a cada um de nós, em nossa missão de tornar-nos melhores rotarianos. Espero que façam bom proveito dele durante muitos anos no futuro."
Clique aqui para baixá-lo em pdf ( 607 KB).

MÓDULO 01 ( 02.08.2016)

1. Roteiro do módulo01 ( Documento em word) - Exercício
2. Emissão de boletos para contribuição a FUNDAÇÃO ROTÁRIA ( Dólar rotário de julho - R$ 3,50) - Passo a passo ( powerpoint)
3. Como criar conta no Meu Rotary - Passo a passo ( pdf)
4. Modulo01.pptx

MÓDULO 02 ( 06.09.2016)

Neste módulo foram estalecidos cinco grupos de discussão com temas distintos. Após a discussão pelo grupo foi indicado um relator para apresentação verbal das conclusões. Oportunamente serão divulgados os relatórios respectivos. Clique aqui para maiores detalhes.

MÓDULO 03 ( 04.10.2016)
1. Módulo03.pptx
2. Fundação Rotária-Guia de Referência
3. Associação Brasilera daThe Rotary Foundation
4. Dados de 2015-16
5. Emissão de boletos

MÓDULO 04 ( 01.11.2016)
1. Módulo04.pptx
2. Livro em pdf: O Monge e o Executivo

MÓDULO 05 ( 07.02.2017)
1. Módulo05.pptx

MÓDULO 06 ( 04.04.2017)
Reuniões domiciliares. Foram selecionadas três comapnheiros como anfitriões e os demais associados sorteados para comparecerem em suas residências, no horário da reunião jantar ordinária. O tema para discussão e apresentação de sugestões foi: "Como aumentar o quadro social e a retenção de sócios atuais".
Resultados:

Grupo 1: Lucy ( anfitriã), Nilton, Renata e Roseli.
Conclusões: a) Reuniões dinâmicas e prazerosas; b) Manter o Programa de Capacitação Rotária ( só amamos o que conhecemos) na primeira reunião do mês; c) Nasefunda reunião, "mesa redonda", mais proximidade, consequentemente envolvimento; d) Na terceira reunião palestra ou dicussões em grupos; e) Na quarta reunião domiciliares ou conjuntas; f) Envolvimento de todos os companheiros nas atividades do clube; g) Fortalecer o companheirismo; e h) Trabalhar as Novas Gerações.

Grupo 2: Timotheo(anfitrião), Celso, Therezinha, Rodrigo, Marcos Marcelo
Conclusões:
a) Visão Macro ---do clube
- Estrutura do clube: diagrama a seguir

- Apresentação das aptidões

b) Visão Micro - do companheiro
- Inerente ao potencial do companheiro: se possui u  perfil profissional e se no momento do convite o momento profissional e pessoal permitem a participação ( ex.: desafios profissionais, jornada de trabalho, filoho recém-nascido, etc.); e
- Apresentação de compromissos rotários: a fim de que o potencial do companheiro tenha completo entendimento de que quer voluntário no Rotary possui alguns compromissos referentes a frequencia, custos, etc.

c) Sugestões pontuais ao Rotary Club de Piracicaba-Cidade Alta para melhorar o rendimento e interação dos companheiros;
- Número nas cadeiras durante as reuniões;
- Reuniões domiciliares em pequenos grupos;
- Porta-celulares durante as reuniões;
- Realização de reuniões interclubes; e
- Rotacionar informações rotárias entre os companheiros.